Prosa no WECUDI

17/09/2023 10:01

O grupo Prosa comunica a toda comunidade a sua participação durante o Primer Congreso Internacional Wikimedia, Educación y Culturas Digitales (WECUDI). O WECUDI foi organizado por Wikimedia Argentina e a Universidad Nacional de La Plata. O congresso aconteceu na cidade de La Plata, na Argentina, entre os dias 14 de setembro a 16 de setembro.

O Prosa foi representado por Felipe Ramos Lima com apresentação do trabalho “Educación popular y proyectos Wikimedia: Huertos productivos que contribuyen a la búsqueda de la justicia social y la igualdad” durante a mesa temática “La Alfabetización mediática e informacional como objeto de estudio: experiencias desde la investigación”.

Nesse trabalho relatamos como o verbete Rio da Bulha foi concebido a partir de uma atividade produzida no contexto da Educação Popular e aproveitamos esse espaço para enfatizar as possíveis articulações com outros espaços, tal como a universidade. O Prosa entrou aí com o trabalho que produzimos para refletir sobre o uso das TICs na educação.

Felipe produziu o seguinte relato sobre a sua participação durante o congresso:

O @wecudi.unlp ‒ “Primer Congreso Internacional Wikimedia, Educación y Culturas Digitales” ‒ se propõe a “gerar um espaço de diálogo, visibilidade e trabalho colaborativo naquilo que possibilita o debate de experiências educativas no âmbito local, regional e internacional. O Congresso propõe aprofundar a reflexão sobre os diversos usos pedagógicos das tecnologias digitais, os projetos Wikimedia e seus vínculos com os processos de democratização e acesso à informação a partir de uma perspectiva de direitos e de uma abordagem de descolonização”.

O estudo sistemático da realidade local, a leitura e pronúncia do mundo são atividades que o Prosa vem trabalhando por intermédio de diferentes canais de ação.

A participação do Prosa no contexto do WECUDI se deu na demonstração de como o processo de licenciamento e cadastro de conteúdo que estamos desenvolvendo para a produção de materiais instrucionais pode se alimentar de uma gama variada de atividades que se acoplam e se desenvolvem com a ecologia Wiki.

Quando estávamos em Atividade de Educação Popular, surgiu uma oportunidade de registrar uma história. Escrevemos assim, sobre isso:

“Nós tínhamos uma situação que possibilitava que o conhecimento fosse passado adiante, e assim aproveitamos. Com a gravação do vídeo e posterior cadastro no Wikimedia Commons, abriu-se a possibilidade de conhecer mais esse rio que faz parte da cidade de Florianópolis e que, no entanto, está aprisionado debaixo de uma avenida. Tudo isso faz parte da história de desenvolvimento da sociedade, mas que muitas vezes fica esquecido ou mesmo apagado, e pode ser analisada sob diferentes perspectivas. Nós, do Integrar, trabalhamos com educação popular. Então, o conhecimento que nós iremos materializar na wiki, ou nas plataformas da wiki, necessariamente irá partir desse lugar. Esse processo é um processo de educação desenvolvido coletivamente”.

Ao registrar um pouco da história desse rio no verbete do Rio da Bulha contribuímos para compartilhar um pouco do conhecimento sobre o rio da Bulha.

Enquanto Prosa, ao desenvolver materiais autoformativos para a formação docente, nos questionamos:

“Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: “salvação” da educação?”

Nesse material, uma narrativa é construída para subsidiar uma demonstração de como conteúdos de conhecimento científico podem ser mobilizados para compreender e pronunciar o mundo. No final do material, lançamos um alerta:

“No fim, o espaço do verbete é um espaço de encontro de várias tecnologias que se entrecruzam para formar o que conhecemos como verbete da Wikipédia. Talvez, esse seja um espaço tecnológico interessante de estarmos utilizando. Mas, para isso, precisamos ouvir essas pessoas. Ouvir o desinteresse, ouvir o plágio etc. Sendo necessário um espaço permanente de diagnóstico”.

Algumas imagens da apresentação e discussão do trabalho: