Publicações

Artigos em Periódicos

2024

LEBLER, Cristiane Dall Cortivo; BRICK, Elizandro Maurício.; BORGES, Marcelo Gules. Recursos educacionais abertos: gênero ou hipergênero?. Signo, v. 49, n. 94, p. 130-146, 17 jan. 2024. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/18891>. Acesso em: 24 fev. 2024.

2023

PINHEIRO, E. B. .; BRICK, E. M. DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO: movimento de um planejamento Ético-Crítico inspirado na Investigação Temática Freireana. Revista Espaço do Currículo[S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–24, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67283. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67283. Acesso em: 19 set. 2023.

2022

MANNRICH, João Paulo. Caçando monstros microscópicos com uma webcam hackeada: possibilidades para o ensino de física e ciências. A Física na Escola (Online), v. 20, p. 1-10, 2022. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/edicoes/category/57-volume-20?download=553:cacando-monstros-microscopicos-com-uma-webcam-hackeada-possibilidades-para-o-ensino-de-fisica-e-ciencias. Acesso em: 07 set. 2022.

2021

GARCIA, Ana Casasanta; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; BRICK, Elizandro Maurício. Desafios enfrentados pelos conselhos municipais no Brasil: uma revisão de literatura nas  bases de dados da Capes. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, p. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/81095/44952. Acesso em: 25 de nov. 2021. GARCIA, Ana Casasanta;

HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; BRICK, Elizandro Maurício. Desinteresse escolar: um estudo sobre o tema a partir de teses e dissertações. Revista Contexto & Educação[S. l.], v. 36, n. 114, p. 280–300, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.114.280-300. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9783. Acesso em: 12 ago. 2021.

MANNRICH, João Paulo.; NEVES JR, Othon da Rocha. Proposta de estação meteorológica baseada em internet das coisas de código aberto e baixo custo como ferramenta para articulação entre novas tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de vivências/física na educação básica. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 323–334, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121355. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121355. Acesso em: 7 set. 2022.

MELZER, Ehrick Eduardo Martins; BRICK, Elizandro Maurício; HOFFMANN, Marilisa Bialvo. DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) DO SUL DO BRASIL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 30, n. 61, p. 178-192, jan. 2021 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100178&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 07 set. 2022. Epub 18-Out-2021. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p178-192.

STOEBERL, Fernanda; BRICK, Elizandro Maurício. Projeto Comunitário com Jovens Camponeses: a construção de uma proposta de ensino a partir da realidade. Revista Espaço do Currículo[S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–19, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58095. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/58095. Acesso em: 12 ago. 2021.

2020

MORENO, Glaucia Sousa. Investigação temática freireana e uso de fala significativa no ensino de ciências: formação de professores licenciados em Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e6432-e6432, 2020. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/6432>. Acesso em 07 set. 2022.

2017

BORGES, Marcelo Gules; FARIA, Juliano Espezim Soares; BRICK, Elizandro Maurício. Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e Matemática na Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 3, p. 965-990, 2017. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3939> . Acesso em 07 set. 2022.

 

Livros e capítulos de livros

2023

FARIA, Fernanda Luiza de; PINHEIRO, Eduarda Boing. Estudo de Caso e a História da Ciência: propostas para o ensino de química. São Paulo, SP: Editora Na Raíz, 2023. Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2021/09/Livro-Estudo-de-Caso-e-a-História-da-Ciência-Pronto.pdf>

MAGNUS, Maria Carolina Machado; BRICK, Elizandro Maurício; LEITE, Kátia da Costa (org.). Saberes em Movimento II. Florianópolis: Prosa/UFSC, 2023. 87 p. Prosa/UFSC, 2023. (Vozes do campo ; 3). Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2021/09/Livro-Saberes-em-movimento-II.pdf>.

2021

SANTOS, Leonor Werneck dos; LEBLER, Cristiane Dall’ Cortivo. Texto, gramática e ensino: o conceito de análise linguística/semiótica. WIEDEMER, Marcos Luiz; OLIVEIRA, Mariangela Rios de. Texto e gramática na Educação Básica: novos contextos, novas práticas. São Paulo: Pontes, p. 45-76, 2021. Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2021/09/Texto-e-Gramática_novos-contextos_novas-praticas.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2024.

2020

BRICK, E. M.; GARCIA, A. L. C.; CHIAPPA, G.; CAVALCANTE, G. O. W. (Org.) Trajetórias Escolares: Desigualdades e Diversidades – Relato do processo de criação e desenvolvimento da Plataforma Trajetórias Escolares, Desigualdades e Diversidades [recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Laboratório de Novas Tecnologias. 1. ed. – Dados eletrônicos. – Florianópolis : LANTEC/UFSC, 2020. Disponível em: <https://prosa.ufsc.br/files/2021/07/Livro-TRAJET%C3%93RIAS-ESCOLARES-1.pdf>.  Acesso em: 12 dez. 2021.

2019

MAGNUS, Maria Carolina Machado; BRICK, Elizandro Maurício; FONSECA, Inara (org.). Saberes em Movimento. Florianópolis: UFSC, 2019. 60 p. Disponível em: <https://prosa.ufsc.br/files/2021/06/Livro-Saberes-em-Movimento.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2021.

MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej (org.). Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: UFSC, 2019. 480 p. Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2021/09/MOLINA-HAGE-2019-livro-Sub-7.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2021.

Teses

2022

MORENO, Glaucia de Sousa. Formação permanente de educadores do campo numa perspectiva ético-crítica. 2022. 204 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PECT0495-T.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.

Dissertações

2023

ALVES, Ângela Cristina. Os processos de formação dos docentes e estudantes na Escola Ernesto Che Guevara e sua contribuição a uma educação voltada para a realidade de seus sujeitos. 2023. 99p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade, Dourados, 2023.

PINHEIRO, Eduarda Boing. Práticas educativas ético-críticas: desafios à mobilização de conhecimentos na transformação da realidade injusta. 2023. 242 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PECT0545-D.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

2022

LIMA, Felipe Ramos. Educação em ciências e possibilidades de conhecer por meio da Wikipédia. 2022. 181 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PECT0529-D.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.

SOUZA, Angélica Gonçalves de. O papel do MST no processo de formação continuada de Educadores do Campo: um estudo das intencionalidades formativas que emergem a partir dos encontros de educadores da reforma agrária no MT-Assentamento Antônio Conselheiro. 2022. 134p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade, Dourados, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5314/1/AngelicaGonçalvesdeSouza.pdf

2018

GONÇALVES, Marianne Marimon. Diálogo freireano e formação permanente: reflexões sobre a formação de professores na educação do campo. 2018. 195 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PECT0367-D.pdf.

 

Artigos completos publicados em anais de eventos

2023

BENEDET, Lara Souza; GONÇALVES, Berenice Santos. A infografia voltada aos Recursos Educacionais Abertos (REAs): um design aberto em potencial. In: 11° CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO E 11° CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN, 2023, Caruaru. CIDI + CONGIC 2023. São Paulo: Blucher, 2024. p. 490-501. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-infografia-voltada-aos-recursos-educacionais-abertos-reas-um-design-aberto-em-potencial-39033. Acesso em: 11 mar. 2024.

BENEDET, Lara Souza; TOSO, Rodrigo Antonio de Mattos; LIMA, Felipe Ramos; BORGES, Marcelo Gules. Do RED ao REA: mudança conceitual e transformação no licenciamento de materiais instrucionais a partir de projetos do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica (Prosa/CNPq/UFSC). In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 2023, Curitiba. Anais do XVI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE: esperançar. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2023. p. 7241-7251. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/files/170835234470716d44c43-a8be-44a8-a19b-625269a7d14c. Acesso em: 11 mar. 2024.

PINHEIRO, Eduarda Boing; BRICK, Elizandro Maurício. EDUCAÇÃO ÉTICO-CRÍTICA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISES DE PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas – GO, 02 e 06 de outubro de 2023. disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92837>

GARCIA, Adriana Goulart. O LUGAR DA PESCA E DA PESCA ARTESANAL NO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas – GO, 02 e 06 de outubro de 2023. disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93643>

LIMA, Felipe Ramos; BRICK, Elizandro Maurício; CAMILLO, Juliano. ATIVIDADE POTENCIAL E WIKIPÉDIA: ENFRENTANDO DESAFIOS DE PRONUNCIAR O MUNDO NO MEIO DIGITAL. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas – GO, 02 e 06 de outubro de 2023. disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93469>

NASCIMENTO, Lucas Albuquerque; PINHEIRO, Eduarda Boing; BRICK, Elizandro Maurício; ZANIN, Rafael Antônio; GARCIA, Adriana Goulart. POTENCIALIDADES DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO COMPROMETIDO COM A MATERIALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas – GO, 02 e 06 de outubro de 2023. disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93147>

SOARES, Rodrigo Guimarães; BRICK, Elizandro Maurício. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E PESQUISAS INTERPRETATIVAS DE CAMPO: A PRODUÇÃO NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas – GO, 02 e 06 de outubro de 2023. disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93327>

HULLER, João Ives Schmitt; MAGNUS, Maria Carolina Machado; BRICK, Elizandro Maurício. Modelagem Matemática e Investigação Temática Freireana: uma revisão sistemática nas CNMEM. XII CNMEM: Modelagem Matemática em Tempos Pandêmicos: desafios, perspectivas e valores. 24 a 26 de agosto de 2023. Porto Alegre, 2023. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1stf567gSw8rOURr9rg4bMNZ-c2rkx5Bi/view?usp=drive_link>

MAGNUS, Maria Carolina Machado; BRICK, Elizandro Maurício. A realidade no discurso da Modelagem na Educação Matemática. CNMEN.  XII CNMEM: Modelagem Matemática em Tempos Pandêmicos: desafios, perspectivas e valores. Porto Alegre, 2023. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1pXVZgoTSh6gDoWqIRXxVximuFWKERAqT/view?usp=drive_link>

Resumos publicados em anais de eventos

2023

Vídeos

2022

PROSA com prof. Elizandro M. Brick sobre “Potencialidades da Investigação Temática Freireana”. Florianópolis: Prosa, 5 de set. de 2022 (90 min. 29 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-1S1bN3M58g>.  Acesso em: 09 set. 2022.

PROSA com Simone dos Santos Ribeiro sobre “Inspirações na escrevivência para uma educação antirracista”.  Florianópolis: Prosa, 12 de set. de 2022. (87 min. e 57 s.). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cSuDimdbi08>.

PROSA com Prof. Antonio Fernando Gouvea da Silva sobre “Investigação Temática Freireana e Currículo”. Florianópolis: Prosa, 22 de set. de 2022 (131 min. 19 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=roV35zsXYOY&t=1216s>

PROSA com Yannick Frederico sobre “O papel da Tabanka na coesão social e resistência colonial”. Florianópolis: Prosa, 26 de set. de 2022 (51 min. 05 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lUpTbhioj9Y>

PROSA com Demétrio Delizoicov sobre “Reinvenções do pensamento de Paulo Freire no Ensino de Ciências”. Florianópolis: Prosa, 29 de set. de 2022 (196 min. 16 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=roV35zsXYOY&t=1216s>

PROSA com Profa. Geovana Mulinari Stuani sobre “A Educação Popular no município de Chapecó”. Florianópolis: Prosa, 17 de nov. de 2022 (66 min. 59 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SuekfpbDowk>.

PROSA com Profa. Glaucia Moreno sobre “Desafios da investigação temática na Educação do Campo”. Florianópolis: Prosa, 14 de dez. de 2022 (95 min. 15 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lUpTbhioj9Y>.

2021

PANDEMIA e Ensino Superior, prosa com o professor Alberto Brunetta (CED/UFSC). Florianópolis: Prosa, 2021. (8 min.), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D3rFs5cMeko. Acesso em: 12 ago. 2021.

TEASER Mulheres Semeando a Vida. (47 s.), son., color. Produção de Portal Catarinas, Prosa. Realização de Puentes. Roteiro: Inara Fonseca, Vandreza Amante. Edição: Thaísa Brandão Comber. Pesquisa: Inara Fonseca, Vandreza Amante, Heloísa Cargnin Domingos e Elizandro Maurício Brick. Ilustrações: Maria Augusta Scopel Bohner. Identidade Visual:  Lara Benedet. Música: Dandara Manoela. Florianópolis: Portal Catarinas, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DlfGjWGfSgU. Acesso em: 12 ago. 2021.

CAMPANHA – Mulheres indígenas e camponesas plantam no presente um futuro de esperança. Produção de Adriane Canan. Roteiro: Inara Fonseca, Vandreza Amante. Edição: Thaísa Brandão Comber. Pesquisa: Heloísa Cargnin Domingos, Elizandro Maurício Brick. Ilustrações: Maria Augusta Scopel Bohner. Identidade Visual: Lara Benedet. Entrevistadas: Geni Núñez, Geovana Castelo Branco, Justina Inês Cima Kerexu Yxapyry, Maria Madalena dos Santos (Nina),Noeli Welter Taborda. Trilha: Nozani-ná (Goma-Laca, Biancamaria Binazzi, Ronaldo Evangelista , Alessandra Leão, Marcos Paiva). Florianópolis: Portal Catarinas, 26 ago. 2021. (6 min. 32 s), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hprs4IPYYXg&t=28s. Acesso em: 19 ago. 2021.

Podcasts

2021

GUARDIÃ das sementes e das florestas. Produção de Portal Catarinas, Prosa. Realização de Puentes. Locução: Inara Fonseca. Roteiro: Inara Fonseca, Vandreza Amante. Edição: Elaine Schmidt. Pesquisa: Inara Fonseca, Vandreza Amante, Heloísa Cargnin Domingos. Ilustrações: Maria Augusta Scopel Bohner. Identidade Visual:  Lara Benedet. Música: Dandara Manoela. Florianópolis: Portal Catarinas, 2021. (27 min.), son., color. Série Mulheres Semeando a Vida. Podcast Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0am2QwvqeKaKAlMdPuInOW. Acesso em: 19 ago. 2021.

SEMENTES de resistência: criando outros mundos possíveis hoje. Produção de Portal Catarinas, Prosa. Realização de Puentes. Locução: Inara Fonseca. Roteiro: Inara Fonseca, Vandreza Amante. Edição: Elaine Schmidt. Pesquisa: Inara Fonseca, Vandreza Amante, Heloísa Cargnin DomingosIlustrações: Maria Augusta Scopel Bohner. Identidade Visual:  Lara Benedet. Música: Dandara Manoela. Florianópolis: Portal Catarinas, 2021. (32 min.), son., color. Série Mulheres Semeando a Vida. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0am2QwvqeKaKAlMdPuInOW. Acesso em: 19 ago. 2021.

BEM viver e agroecologia. Produção de Portal Catarinas, Prosa. Realização de Puentes. Locução: Inara Fonseca. Roteiro: Inara Fonseca, Vandreza Amante. Edição: Elaine Schmidt. Pesquisa: Inara Fonseca, Vandreza Amante, Heloísa Cargnin DomingosIlustrações: Maria Augusta Scopel Bohner. Identidade Visual:  Lara Benedet. Músicas: Dandara Manoela, Tânia Meyer. Florianópolis: Portal Catarinas, 2021. (29 min.), son., color. Série Mulheres Semeando a Vida. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/19vevmhBwnEZNfyriTkFIp. Acesso em: 19 ago. 2021.

Entrevistas

2021

PORTAL CATARINAS. Kerexu Yxapyry fala sobre o nhanderekó, o Bem Viver no modo de vida Guarani. Portal Catarinas, Florianópolis, 6 ago. 2021. Disponível em: https://catarinas.info/kerexy-yrapyry-fala-sobre-o-nhandereko-o-bem-viver-ao-modo-guarani/. Acesso em: 18 nov. 2021.

PORTAL CATARINAS. Sementes crioulas produzem alimentos saudáveis, cuidado e solidariedade. Portal Catarinas, Florianópolis, 12 ago. 2021. Disponível em: https://catarinas.info/sementes-crioulas-produzem-alimentos-saudaveis-cuidado-e-solidariedade/. Acesso em: 18 nov. 2021.

PORTAL CATARINAS. Feiras agroecológicas trazem autonomia econômica para mulheres vítimas de violência. Portal Catarinas, Florianópolis, 14 ago. 2021. Disponível em: https://catarinas.info/https-catarinas-info-feiras-agroecologicas-trazem-autonomia-economica-para-mulheres-vitimas-de-violencia/. Acesso em: 18 nov. 2021.

PORTAL CATARINAS. Muitas lutas vieram das indígenas, negras e camponesas. Portal Catarinas, Florianópolis, 18 ago. 2021. Disponível em: https://catarinas.info/https-catarinas-info-muitas-lutas-vieram-das-indigenas-negras-e-camponesas/. Acesso em: 18 nov. 2021.

PORTAL CATARINAS. Quilombola, Nina conta sobre o desafio de viver em território de conflitos por terra. Portal Catarinas, Florianópolis, 20 ago. 2021. Disponível em: https://catarinas.info/quilombola-nina-conta-sobre-o-desafio-de-viver-em-territorio-de-conflitos-por-terra/. Acesso em: 18 nov. 2021.

PORTAL CATARINAS. Não há cura do indivíduo, se não há cura da terra. Portal Catarinas, Florianópolis, 24 ago. 2021. Disponível em: https://catarinas.info/nao-ha-cura-do-individuo-se-nao-ha-cura-da-terra/. Acesso em: 18 nov. 2021