Série Vozes do Campo
Com a série Vozes do Campo objetivamos viabilizar a publicação de livros, resultado de atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, sobre as lutas e as vozes dos povos do campo, sendo estes compreendidos pelos “agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural” (BRASIL, 2010).
A identidade visual da série busca traduzir não apenas o conceito de diversidade evidente nessa descrição dos distintos sujeitos que compõem os “povos do campo”, mas também a coletividade, manifestada no trabalho na natureza para produzir e reproduzir a vida.
O primeiro volume da série é o livro Saberes em Movimento, publicado em 2019.
“(…) fruto da articulação entre a atividade de ensino e de pesquisa que se deu desde sua concepção no nível institucional – nascendo da articulação entre o projeto de pesquisa intitulado “Modelagem Matemática na Educação do Campo: visibilidade de saberes locais” e a disciplina “Saberes e Fazeres III”, componente curricular da sexta fase da EduCampo –, mas, também, no nível prático de produção de cada texto que o compõe. Cada um dos textos é fruto da lapidação e reelaboração de uma atividade investigativa protagonizada pelos licenciandos-autores sobre os saberes matemáticos locais. O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina “Saberes e Fazeres”, na qual os(as) estudantes entrevistaram sujeitos do campo sobre suas formas de lidar com o mundo a partir dos saberes e das realidades locais. A pesquisa, materializada em forma de textos, apresenta relatos e discussões sobre formas próprias de se enfrentar em cada contexto a necessidade prática de realizar os trabalhos para a reprodução da vida no campo. A necessidade de estimar, de medir, pode ser vista como parte da capacidade humana de projetar, de pré-idealizar e planejar situações. Entretanto, há várias formas possíveis de medir e estimar, também relacionadas a outras racionalidades e a valores para além da “eficiência econômica”, “precisão”, “matematização”, como valores cultuados e característicos da ciência moderna. Estes, muitas vezes, se sobrepõem e invisibilizam formas próprias criativas de se enfrentar em cada contexto a necessidade práticas de realizar estimações e medidas.” (p. 12).
MAGNUS, Maria Carolina Machado; BRICK, Elizandro Maurício; FONSECA, Inara (org.). Saberes em Movimento. Florianópolis: UFSC, 2019. 60 p. Disponível em: <https://prosa.ufsc.br/files/2021/06/Livro-Saberes-em-Movimento.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2021.
O segundo volume da série é o livro Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão.
“Este livro tem como objetivo contribuir com o processo de reflexão e análise da experiência de oferta dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo nas Universidades Públicas Brasileiras. A realização dos cursos, que foram conquistados em decorrência da luta dos movimentos sociais do campo, tem sido acompanhada de um intenso processo de investigação e sistematização das concepções e práticas formativas que sua execução materializa. Esta obra é resultado de uma dessas pesquisas, intitulada “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”, realizada com apoio financeiro da CAPES, a partir do Programa Observatório da Educação, que foi desenvolvida entre 2013 e 2017 em sete subprojetos, e teve como objetivo geral analisar as políticas de expansão da Educação Superior no país, considerando as mudanças econômicas, políticas e sociais advindas da Reforma do Estado brasileiro.” (p.12)
MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej (org.). Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: UFSC, 2019. 480 p. Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2021/09/MOLINA-HAGE-2019-livro-Sub-7.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2021.
“A partir de um dos subprojetos, intitulado Sub 7, foi possível articular e mobilizar docentes de dez universidades públicas brasileiras, que se dispuseram a integrar um coletivo de pesquisadores para analisar uma das políticas de expansão da Educação Superior no Brasil, o Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), por meio do qual foi viabilizada a implementação de 42 cursos permanentes dessa política de formação de educadores em todo o país. Os docentes que foram convidados a integrar a pesquisa desenvolvida pelo Sub 7, como parte da pesquisa maior sobre as Políticas de Expansão da Educação Superior, são das seguintes IESs e regiões: Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus Cametá), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA (Campus Marabá) e Universidade Federal do Tocantins – UFT (Campus de Tocantinópolis), na região Norte; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (Campus Amargosa) e Universidade Federal do Maranhão – UFMA (Campus Bacabal), na região Nordeste; Universidade de Brasília (Campus Planaltina), na região Centro-Oeste; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (Campus Seropédica) e Universidade Federal de Viçosa, na região Sudeste; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (Campus Laranjeiras), na região Sul.” (p. 13).
O terceiro volume da série é o livro Saberes em Movimento II, publicado em 2023.
“O ensino de Matemática na Educação do Campo, a partir de atividades de Modelagem Matemática, torna-se um terreno fértil para a visibilidade e o respeito referente aos diversos aspectos das populações do campo: sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, de gênero, geracional, de raça e etnia. Possibilitando, desta maneira, discussões sobre as práticas cotidianas e sociais dos sujeitos do campo e, principalmente, como a matemática pode possibilitar outros modos de (re)conhecer (re)ver, (re)analisar, (re)calcular e (re)inventar as diferentes formas de vida campesina. Também, ao olhar para as práticas dos sujeitos do campo, e entendê-las a partir de suas formas de lidar matematicamente com o mundo, possibilita aos/as alunos/as das escolas do campo e dos cursos de licenciatura em Educação do Campo perceberem que há diferentes racionalidades matemáticas, que estão intrinsecamente ligadas à cultura de cada povo. Ainda, a Modelagem tem a potencialidade de promover discussões sobre atividades econômicas e contribuir para o desenvolvimento das comunidades, como por exemplo: criação de galinhas, construção de imóveis, produção de orquídeas e pomadas fitoterápica, gastos na agricultura e fabricação de cervejas artesanais².” (p. 20-21), temáticas que são objetos dos capítulos cuja escrita foi protagonizada pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC em 2022.
MAGNUS, Maria Carolina Machado; BRICK, Elizandro Maurício; LEITE, Kátia da Costa (org.). Saberes em Movimento II. Florianópolis: Prosa/UFSC, 2023. 87 p. Prosa/UFSC, 2023. (Vozes do campo ; 3). Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2021/09/Livro-Saberes-em-movimento-II.pdf>.