Equipe Prosa

Coordenação Acadêmica

Foto ElizandroElizandro Maurício Brick – Coordenador de Projetos e no Núcleo de Criação Prosa – Lattes

Professor do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e no curso de Licenciatura em Educação do Campo (EduCampo). É Licenciado em Física (2009), com mestrado(2012) e doutorado(2017) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.  É membro fundador do Prosa (Núcleo de Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica) da UFSC. Atuou em projetos como o “Portal Aberta: Sujeitos Contextos e Drogas”, desenvolvido entre a UFSC e o Ministérios da Justiça, e diversos outros projetos desenvolvido com o Ministérios da Educação, tendo coordenado os projetos “Trajetórias Escolares: Desigualdades e Diversidades”, desenvolvido com a SECADI/MEC, a “Plataforma de Formação Continuada do Ministério da Educação” e o projeto “Recursos Educacionais Digitais Autoformativos (REDA) para Plataforma de Formação Continuada do Ministério da Educação”, desenvolvidos com a SEB/MEC, e co-coordena o projeto “Recursos Educacionais Digitais para Formação Profissional e Tecnológica na Contemporaneidade”, desenvolvido com a SETEC/MEC. Também atuou na concepção e desenvolvimento do Podcast Narrando Utopias realizado pelo Portal Catarinas em parceria com o Prosa-UFSC. Têm experiência com planejamento e desenvolvimento do trabalho interdisciplinar. Nesse sentido atuou na oferta nacional do “Curso de Especialização em Educação do Campo para o trabalho interdisciplinar nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática” e em processos de reorientação curricular de escolas e redes de ensino na perspectiva da Educação Popular, como no projeto “Esperançar na Formação Docente: construindo escolas humanizadoras e transformadoras”. É membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Rede Universitas BR, eixo 7 – Educação superior do campo, formação de professores e suas contribuições para as políticas de educação superior e para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação em ciências e tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, tecnologias e educação, educação em ciências da natureza, educação do campo.


Marcelo Gules Borges – Coordenador de Projetos e do Núcleo de Pesquisa Prosa – Lattes

Professor Adjunto do Centro de Ciências da Educação (CED), Departamento de Metodologia do Ensino (área de Ensino de Ciências e Biologia) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Postdoctoral Fellow no Departament of Educational Foundations e Sustainability Education Research Institute (SERI), University of Saskatchewan (U of S), Canada (2018/2019). Pós-Doutor (Educação) pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/PNPD/Capes/2014). Doutor em Educação (Teorias e Culturas em Educação) pela PUCRS (CNPq/2014) com Doutorado Sandwich no College of Education, U of S, Canada (Capes/PDSE/2012). Mestre em Ecologia (Ciência Ambiental) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CNPq/2009) com Mestrado Sandwich no PPG em Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), Portugal e estágio de pesquisa na Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Santiago de Compostela, España. Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela UFRGS (FAPERGS/2007). Durante a graduação (2002-2007) foi estudante de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos (CPLLA/2007) na Licenciatura em Ciências da Educação da UP, Portugal. Realizou mobilidade acadêmica (2017/2) pelo programa Escala Docente (AUGM) junto a Sección de Antropología y Educación da Universidade de Buenos Aires, Argentina. De 2014 a 2021 atuou na Licenciatura em Educação do Campo da UFSC, na área de Ciências da Natureza. Foi sub-chefe e chefe do Departamento de Educação do Campo (2016/2018). É líder do grupo de pesquisa CEUCI/CNPq (ceuci.ufsc.br), CED/UFSC e pesquisador do grupo ETEC/CED/UFSC/CNPq. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência na área da Educação e Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Aprendizagem das Ciências, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Educação do Campo na área de conhecimento em Ciências da Natureza.


 Cristiane Dall’ Cortivo Lebler – Coordenadora de Projetos e do Núcleo de Formação Prosa – Lattes

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras – área de concentração Linguística – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Em 2020, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-líder do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística do Texto (GPLINT – UFRJ) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP – UFSC). Também integra o Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa em Linguística e Literatura Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação. Email: cristiane.lebler@gmail.com. https://cristianelebler.wixsite.com/inicio.


Núcleo de Formação Prosa

Guilherme Chiappa –  Pesquisador do Prosa e Membro do Coletivo de Formação  –  Lattes

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com experiência nas áreas de pesquisa de Sociologia, Sociologia da Saúde e Sociologia Política. Experiência profissional como designer educacional e produtor de conteúdo de materiais de EAD.


Laura Alves Sebastião – Graduanda em Letras/Português e Membro do Coletivo de Formação – Lattes

Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2022, foi revisora de textos na Revista Katálysis, da Pós-Graduação em Serviço Social na UFSC. Em 2023, atuou como redatora e revisora de textos no Projeto de Extensão de Recursos Educacionais Digitais para Formação Profissional e Tecnológica na Contemporaneidade, uma parceria entre a SETEC/MEC e a UFSC. Atualmente, compõe o Prosa – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica.


Núcleo de Pesquisa Prosa

Rodrigo Antonio de Mattos Toso – Graduando em Psicologia e membro do Coletivo de Pesquisa Prosa – Lattes

Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vinculado ao Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC/CED) e ao Prosa – Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica. É graduando (bacharelado e licenciatura) em Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional e Saúde e Processos Clínicos (estágio em andamento) pela mesma instituição. Possui Formação Básica em Psicologia Clínica Histórico-Cultural (130h) pelo Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural e da Atividade, Psicologia Escolar Crítica, Recursos Educacionais Abertos (REA) e formação docente.


Melina Maria Martins da Silva – Mestra e Graduanda em Antropologia, membro do Coletivo de Pesquisa Prosa  – Lattes

Mestra em Antropologia pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia – UFC/UNILAB, Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Especialista em Estudos Afro-latino-americanos pelo Afro-Latin American Research Institute – Harvard University. Graduanda em Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora vinculada ao Instituto Brasil Plural (INCT/UFSC) e à Rede Covid-19 Humanidades (UFRGS/MCTI) atuando na pesquisa ‘A Covid-19 no Brasil 2: análise e resposta aos impactos sociais da imunização, tratamento, práticas e ambientes de cuidado e recuperação de afetados’. Integrante do GT responsável pela construção da Política de Ações Afirmativas para Pessoas Trans, Travestis e Não-binárias da UFSC. Atualmente é estagiária na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da UFSC. Tem experiência nas áreas de antropologia das relações de gênero, antropologia da saúde, antropologia da educação e antropologia da morte, com ênfase nos seguintes temas: ações afirmativas, transidentidades, interseccionalidade, gênero e ciência, e história da antropologia. Contato: melinamariamartins@gmail.com


Núcleo de Criação Prosa

Lara Souza Benedet – Mestranda Programa de Pós-Graduação em Design – Lattes

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa dos grupos de pesquisa “Design e Grupos Minorizados” e “Prosa – Educação e Tecnologia Ético-Crítica”. Atua no projeto de extensão Recursos Educacionais Digitais para Formação Profissional e Tecnológica na Contemporaneidade (2021) como supervisora da equipe de Design. Foi bolsista de extensão nos projetos Recursos Educacionais Digitais Autoformativos para Formação de Profissionais da Educação na Plataforma de Formação do MEC (2021) e Portal de Formação Continuada do Ministério da Educação (2020), em ambos atuando como designer.


 Felipe Ramos Lima – Doutorando PPGECT – Lattes

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduado em Licenciatura em Física (2017) pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Professor de Física no estado de Santa Catarina (ACT). Eletricidade predial e industrial – SENAI (2005). Músico formado pelo Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé – IMBA. Tem interesses de pesquisas em Ensino de Ciências, Teoria da Atividade Cultural-Histórica (CHAT), Divulgação Científica. Aprecia a interface entre ciência e arte bem como a literatura de ficção científica. Atualmente é pesquisador do Coletivo CEUCI (UFSC) e compõe a equipe de educadores populares do Projeto de Educação Comunitária Integrar. É editor da Wikipédia, a enciclopédia livre, online em que todos podem editar.


Núcleo de Comunicação

Eduarda Boing Pinheiro – Doutoranda  PPGECT – Lattes

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – Blumenau), mestra e doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC – Florianópolis e doutoranda pelo programa de Educação Científica e Tecnológica (UFSC – Florianópolis). Professora do estado de Santa Catarina. Integra o Prosa – Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica.


Lucas Albuquerque do Nascimento – Doutorando PPGECT – Lattes

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2020). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2015). Tem interesses de pesquisas em Ensino de Ciências (principalmente Ensino de Física), Teoria da Atividade Cultural-Histórica (CHAT), Circulação e Textualização de Conhecimentos Científicos e desenvolve estudos na linha de pesquisa em Epistemologia e História da Ciência.


Técnicos participantes do Núcleo Prosa

Foto Homero Farias – Coordenador Financeiro de Projetos – Lattes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Atualmente é técnico em contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.


Professores colaboradores

André Ary Leonel – Lattes

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Professor visitante na City University of New York (CUNY) (2020) pelo Programa CAPES/PRINT-UFSC.Participa do grupo de pesquisa COMUNIC e do projeto Conexão Escola Mundo da UFSC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Formação de professores, com interesse nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Cultura Hacker; Alfabetização Científica e Técnica; Educação em Direitos Humanos; e Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica.


Antonio Fernando Gouvêa da Silva  Lattes

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atuou como professor no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior em universidades públicas e privadas. Presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisador nas áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia.


Juliano Camillo – Lattes

Atualmente sou professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e no curso de Licenciatura da Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática. Tenho Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e sou mestre e doutor pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – Modalidade Física da Universidade de São Paulo (USP). Áreas de pesquisa: Linguagem e Cognição, Teoria da Atividade, Educação em Ciências e Desenvolvimento Humano e Filosofia da Educação em Ciências.


Karine Raquiel Halmenschlager – Lattes

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Mestre (2010) e doutora (2014) em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é docente do magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de corpo editorial da Alexandria (UFSC). Tem experiência no ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Formação docente e Educação do Campo.


Pesquisadores

Ana Luíza Casasanta Garcia – Lattes

Professora Universitária. Doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina e Graduada em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia. Fez doutorado-sanduíche em Granada-Espanha (bolsa CAPES). Foi pesquisadora visitante na Universitá di Siena pelo programa Coimbra Scholarship. Fez doutorado-sanduíche na Universitá di Roma (Erasmus + Scholarship) durante um semestre. Em 2013, realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha de 09/2013 a 07/2014. Em 2017, realizou imersão na Universidade do Chile, sob orientação de Margarita Saldana. Atua como pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) e é Designer Educacional do Laboratório de Novas Tecnologias, de um projeto vinculado ao Ministério da Educação. Ao longo de sua trajetória acadêmica adquiriu experiência em diversos Projetos de Extensão Universitária e de Pesquisa, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Clínica, Jurídica e Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, família, mediação familiar, violências, práticas de ensino-aprendizagem, pessoas em vulnerabilidade social, Terapia Sistêmica Familiar e Terapia Narrativa.


Francisco Fernandes Soares Neto – Lattes

Físico pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2009), mestre e doutorando em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Física e Ciências na educação básica.


Glaucia de Sousa Moreno – Lattes

Engenheira Agrônoma e Licencianda em Biologia, Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amazônia Oriental/EMBRAPA, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Temáticas de atuação: Formação permanente e ético-crítica de professores de ciências da natureza, Formação de Educadores do Campo, Formação de professores interface ciências agrárias e ciências da natureza.


Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva – Lattes

É doutora em Estudos Interdisciplinares de Cultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e mestrado Interdisciplinar em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Atualmente faz parte da Equipe Técnico-Científica do projeto que desenvolve a Plataforma de Formação Continuada do Ministério da Educação, no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero (Nusserge) e do Coletivo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Culturas, Ciências e Filosofias (Ceuci). Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina, na Licenciatura em Educação do Campo (2017-2019), e professora na Universidade de Cuiabá, no curso de Comunicação Social (2012-2015). Tem interesse nas áreas de Estudos de Gênero e Feminismos, Educação e Epistemologias Contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e educação, gênero e interseccionalidades (raça/etnia e classe), epistemologias feministas e do Sul, teoria crítica decolonial, educação e comunicação (com foco na produção de material para modalidade de educação à distância)


Morgani Guzzo – Lattes

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro-PR), e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma Universidade (2010). É integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Gênero, Raça e Sexualidades (GIGRAS/UFFS) e da Red Nacional de Investigación en los Estudios Socioculturales de las Emociones (RENISCE – México). Atua como jornalista no Portal Catarinas, veículo de jornalismo com perspectiva de gênero, é ativista em coletivos feministas pelos direitos sexuais e reprodutivos e desenvolve pesquisa de pós-doutorado em Ciências Humanas junto ao PPGICH/UFSC. Desenvolve estudos nas áreas de estudos de gênero, feminismos, epistemologias feministas e decoloniais, afetos e emoções, movimentos sociais, comunicação e jornalismo.


Pamela Angst – Lattes

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Sul de SC – UNISUL. Especialista em UX Design pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2015). Bacharela em Desenho Industrial – Programação Visual pela Faculdade Barddal de Artes Aplicadas de Florianópolis – SC (2012).

 

 


Simone dos Santos Ribeiro – Doutorado PPGECT – Lattes

Possui graduação em licenciatura em ciencias biologicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL-2008) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É professor v – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS. Atualmente é doutoranda do programa de pós graduação em educação cientifica e tecnológica da UFSC. Participação em grupos de Pesquisa: DIcite – discursos da ciência e tecnologia no ensino de ciências. Coordenadora Suzani Cassiani, Instituição/IES- Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de pós graduação em educação Científica e tecnológica PPGECT- UFSC, ​participação como doutoranda e como professora da rede publica. LIteraciencia – Grupo de estudos de que pesquisa a utilização de Literatura no Ensino de Ciencias, coordenadora – Patricia Montanari Giraldi, Instituição/IES- Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de pós graduação em educação Científica e tecnológica PPGECT- UFSC .

 


Vandreza Amante Gabriel – Lattes

Em estágio pós-doutoral na linha de pesquisa Histórias Entrecruzadas de Subjetividades, Gênero e Poder pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSC), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Cristina Scheibe Wolff. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/ PPGDR-FURB (2020). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau/FURB (2014). Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV pela Universidade Regional de Blumenau/FURB (2012). Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina/ UNISUL (2005). Integrou o Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Memória, Identidade e Desenvolvimento Regional. Integra o Núcleo de Estudos Indígenas (NEI/ FURB).

 


Estudantes de Pós-Graduação

Adriana Goulart Garcia – Mestranda PPGECT – Lattes

Licenciada em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005), Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina.


Bruno Martins Vieira – Coordenador de Projeto – Mestrando PPGECT – Lattes

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Licenciatura. Egresso do PET Geografia-UDESC e Cofundador do Cursiniho do Zinga, pesquisador na área de Geografia dos Movimentos Populares e Educação Popular. É Graduando em Administração Pública pela UDESC-ESAG e Mestrando em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina.


Fernanda Stoeberl – Mestranda PPGECT – Lattes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduada no curso de Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do grupo de pesquisa PROSA (Educação e Tecnologia Ético-Crítica). É bolsista de extensão do projeto Recursos Educacionais Digitais Autoformativos para Formação de Profissionais da Educação na Plataforma de Formação do MEC, atuando na equipe de Gestão e na supervisão da produção de Recursos Educacionais Digitais Autoformativos. Atuou como pesquisadora (2019 – 2020) e como supervisora da equipe de pesquisa (2020) do Laboratório de Novas Tecnologia (LANTEC), no projeto Portal de Formação Continuada do Ministério da Educação.


João Ives Schmitt Huller – Mestrando PPGECT – Lattes

Mestrando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), bem como em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e possui graduação em Licenciatura em Matemática por esta mesma universidade. Tem interesse em pesquisas em Ensino de Matemática via ludicidade, materiais manipulativos e modelagem matemática, assim como por pesquisas em Ensino na perspectiva da Educação do Campo. Faz parte do grupo de pesquisa PROSA (Educação e Tecnologia Ético-Crítica). Ingressante no Magistério Público Estadual de Santa Catarina desde 2011, atuando como gestor escolar nos anos de 2018 e 2022.

 


João Otavio Garcia – Doutorando PPGECT – Lattes

Licenciado em Ciências da Natureza com Habilitação em Física (2016) pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Jaraguá do Sul – Centro. Mestre (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

 


João Paulo Mannrich – Doutorando PPGECT  Lattes

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC. Sócio-fundador do Baú de Ciências onde planejava, desenvolvia e aplicava atividades para o Ensino Formal e Não Formal e para a formação de professores. Foi Designer Instrucional do curso de Licenciatura em Física da modalidade a distânca da UFSC no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC). Atuou como Designer Educacional de diversos materiais EaD para a Delinea (produtora de conteúdo EaD para o nível superior) e professor conteudista de material EaD para a Fabrico (produtora de conteúdo EaD para o nível superior). Atualmente é colaborador no departamento regional do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina, atuando na formação educadores e desenvolvimento de projetos educacionais. Tem interesse nas relações entre a Linguagem Matemática e o Ensino de Física; atividades práticas e experimentais na educação científica; divulgação científica; e no Movimento Maker na Educação.


Luan de Pinho – Mestrando PPGECT– Lattes

Sou graduado no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente sou mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT – UFSC). Cursando especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Espírito Santo (IFES). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – UFSC). Atuei como professor ACT da rede estadual de educação básica de Santa Catarina. Tem experiência na área de ensino, com ênfase em Química.


 Jonas Ambrósio Hamud – Mestrando PPGECT– Lattes

Geógrafo formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e licenciado em geografia na mesma instituição de ensino. Em 2017 participou como voluntário do Projeto Cartotáteis, do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar-Labtate. No ano subsequente até abril de 2019 atuou como bolsista do Projeto de Extensão Aprendizagem da Docência (PAD), vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas no Ensino de Geografia (NEPEGeo). Em meados do primeiro semestre de 2019 atuou como bolsista de Geoprocessamento no Laboratório de Novas Tecnologias – Lantec pertencente ao CED. No segundo semestre do mesmo ano até agosto de 2020 atuou como membro da equipe de pesquisa no projeto “Plataforma de Formação do Ministério da Educação”, projeto de parceria entre o Lantec e o Ministério da Educação (MEC), financiado pelo mesmo. Atuou como bolsista de pesquisa no projeto Qualidade ambiental do fragmento de habitat do bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Em seu trabalho de conclusão de curso pesquisou sobre a questão da inclusão na deficiência visual com a confecção de materiais como recursos didáticos para educação de climatologia voltada para a pessoa deficiente visual. 


Matheus Cardoso Cunha – Mestre PPGECT – Lattes

Atualmente é Mestrando no Programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC (PPGECT) também é supervisor da equipe de produção de materiais no Laboratório de Novas Tecnologias-LANTEC-UFSC, responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento de conteúdos para materiais autoformativos, do projeto Plataforma de Formação Continuada -MEC. Licenciado em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Matemática UFSC. Como educador do campo, apresenta pesquisas e trabalhos na área da matemática, por meio da Modelagem Sócio-Crítica, a partir de inspirações nas Artes, na Agroecologia, Abordagem Temática, Educação Omnilateral, Interdisciplinaridade e Práxis. Apresenta interesses em abordagens educacionais dentro da interface Ciências Tecnologia e Sociedade (CTS), Controvérsias Sócio-Científicas (CSC) e Tecnologia Social.


Raquel de Almeida Dias – Mestrando PPGECT – Lattes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina – (UFSC). Possui Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – (UFSC), Técnico em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – CEFET-RS (Atual IFSUL-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense).Experiência profissional na área Técnica em Química e como docente do ensino básico da rede Estadual de Santa Catarina tendo lecionado na disciplina de Química, Física e Matemática. Pesquisa.


Rodrigo Guimarães Soares – Mestrando PPGECT – Lattes

É graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2020), tendo participado do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) como voluntário e bolsista, com ênfase na linha de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde, na linha de Educação Científica: processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa.

 


Estudantes de Graduação


Christiana Murad Andres – Lattes

Graduação em Letras Português (Licenciatura), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Sidnei Ziezkowski Filho – Lattes

Graduação em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).