Círculo de Estudos em Investigação Temática Freireana em 2022

Em 2022 o Ciclo de Estudos em Investigação Temática Freireana realizou muitas atividades que destacamos a seguir. 

A organização dos encontros e articulação das atividades foi iniciada pela doutorando Lucas Albuquerque, pela mestranda Eduarda Boing Pinheiro e pelo Professor Elizandro M. Brick, estando o Lucas a frente dessa meta-atividade de organização do grupo. O trabalho iniciou com a retomada do grupo de WhatsApp (clique aqui para entrar no grupo) do círculo e a consulta sobre a possibilidade de uma primeira reunião na segunda-feira dia 18 de julho na qual definiríamos coletivamente as atividades que seriam realizadas.  Começamos os trabalhos no dia 18 com uma rodada de apresentação dos membros e seus respectivos interesses em participar do ciclo de estudos e apresentação de um breve relato das atividades realizadas nos anos anteriores. Nos encontros posteriores foram realizadas rodadas de levantamento de desafios práticos que cada um reconhecia em relação aos processos de Investigação Temática Freireana. Esses desafios deram origem às atividades do grupo durante o semestre. É importante destacar que haviam integrantes que estavam tendo o primeiro contato com a ITF o que tornou muito interessante o contexto de troca, desafiando os mais experientes com a perspectiva a desnaturalizar premissas e obviedades que foram se mostrando nada óbvias.  Foram os seguintes desafios e respectivas atividades desenvolvidas em 2022: 

A) Manter os coletivos, manter uma coesão mínima para a continuidade das atividades. Viver ciclos completos e reiterados. (planejar – realizar – avaliar) considerando fenômenos como a “dispersão” e “fragmentação”: Como têm se dado a dissolução/interrupções/rupturas/desintegrações dos grupos de trabalho que se envolveram concretamente com processos de ITF? Em quais circunstâncias? Como poderia ter sido evitado/minimizar/mitigar essas dispersões? Como manter uma coesão coletiva? O trabalho parte do pressuposto coletivo. Como fazer a manutenção dessa coesão (durante os processos)? Como cuidar mais das pessoas nos processos?

Algumas possibilidades já destacadas para avançarmos em relação ao desafio foram as que seguem: definir contextos específicos para vivermos coletivamente todo o processo (por exemplo: oficina Vidal Ramos, na Resex ou em Rio Negrinho); considerar nesses contextos específicos  a possibilidade de relações perenes de membros do Prosa com esses contextos (Vidal Ramos – Eduarda; Resex – Adriana; Rio Negrinho – Fernanda); ir construindo e assumindo princípios comuns, respeitando e estimulando estudos e objetivos específicos; cuidado com cada membro do grupo, e com os líderes das atividades específicas; realizar uma Prosa sobre a “Tabanka” com o Yannick. Também foi reconhecido a necessidade de aprofundarmos em algumas ideias, tais como: gestão democrática, participação, momentos diretivos x participativos, cuidado, relação indivíduos-coletivo, descentralização das decisões, potencialidades da ideia de “Tabanka”. Sobre esse desafio realizamos em 26 de setembro uma Prosa com o integrante do Grupo oriundo de Cabo Verde que teve uma relação existencial com a Tabanka. 

 

PROSA com com Yannick Frederico sobre “O papel da Tabanka na coesão social e resistência colonial”. Florianópolis: Prosa, 26 de set. de 2022 (51 min. 05 s.) Disponível em: <https://youtu.be/kd3MNoyA2B8>.

B) Percepção do Processo “completo” de Investigação Temática. Coletividade como fundamental para ter um senso crítico das nossas realidades. Algumas perguntas levantadas foram: O que garante a completude de um processo de investigação temática? Quando podemos afirmar que foi realizado um processo de investigação temática? Quais são os elementos que caracterizam tal processo e se ele foi “completo”? O que caracterizaria essa “completude” em relação à ITF – visão do todo do processo? Quais são as relação entre essa necessidade de percepção do todo e a participação e coesão coletiva? Em relação a esse desafio foram desenvolvidas as seguintes atividades:
A inauguração de série prosas transmitidas ao-vivo realizada com o professor Elizandro Maurício Brick (UFSC) sobre as potencialidades da Investigação Temática a partir de reflexões sobre práticas por ele vivenciadas, parte dessas objeto de sua tese de dourado “Realidade e ensino de ciências”.  Além do registro da memória da prosa também está disponível a gravação do encontro na íntegra:

PROSA com prof. Elizandro M. Brick sobre “Potencialidades da Investigação Temática Freireana”. Florianópolis: Prosa, 5 de set. de 2022 (90 min. 29 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-1S1bN3M58g>.

E também as prosas integradas à oferta da ECT4210000 – Prática Freiriana em Ensino de Ciências na Educação Escolar constituídas pelas prosas com o professor Demétrio Delizoicov (UFSC) e com o professor Antônio Fernanda Gouvêa da Silva (UFSCar-Sorocaba), ambas conduzidas pelo professor Elizandro M. Brick a partir de dúvidas levantadas com a turma da disciplina a partir dos textos “A Educação em ciências e a perspectiva de Paulo Freire” e “Carta à Piera Brigatti: uma educadora Ético-crítica” de Demétrio Delizoicov e também do texto “O currículo na práxis da Educação Popular: Projeto Pedagógico Interdisciplinar – Tema Gerador via Rede Temática” do Gouvêa. O registro dos encontros podem ser acessados na íntegra nos links a seguir:  

Prosa com Prof. Antonio Fernando Gouvea da Silva sobre “Investigação Temática Freireana e Currículo”. Florianópolis: Prosa, 22 de set. de 2022 (131 min. 19 s.) Disponível em: <https://youtu.be/roV35zsXYOY>.

 

Prosa com Demétrio Delizoicov sobre “Reinvenções do pensamento de Paulo Freire no Ensino de Ciências”. Florianópolis: Prosa, 29 de set. de 2022 (196 min. 16 s.) Disponível em: <https://youtu.be/Px0D3nqMobQ>.

Também no âmbito da disciplina, agora conduzido pela mestranda Raquel de Almeida Dias e pelo mestrando Luan de Pinho, tivemos no âmbito da mesma disciplina uma prosa com a professora Glaucia Moreno, integrante do grupo Prosa que em sua tese de doutorado “Formação permanente de educadores do campo numa perspectiva ético-crítica”, e em outras produções têm abordado desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar na Educação do Campo a partir da perspectiva Freireana.

PROSA com Profa. Glaucia Moreno sobre “Desafios da investigação temática na Educação do Campo”. Florianópolis: Prosa, 14 de dez. de 2022 (95 min. 15 s.) Disponível em: <https://youtu.be/lUpTbhioj9Y>.

Em alguma medida essas atividades relacionadas à “ter uma percepção do todo do processo de Investigação Temática Freireana” também acabam dialogando com as seguintes dúvidas levantadas pelo grupo no início do semestre:

B1) No que o currículo a partir da Investigação Temática Freireana se “diferente” em relação aos demais (frutos de processos distintos)? Como podemos saber se um currículo contempla princípios/critérios de uma educação ético-crítica?

B2) Reconhecer a dimensão política em todas as nossas ações (no grupo, no planejamento, na interação com as comunidades etc…). Relação direta com a explicitação das intenções, também com gerar condições para emergir as tensões/contradições.

C)  Identificar “o que seriam as abordagens temáticas, o que há de diferença entre elas” foi levantado como um desafio para o grupo. Tivemos uma Prosa com a Professora Karine R. Halmenschlager sobre as “Diferentes perspectivas de abordagens temáticas” na reunião do dia 17 de outubro, objeto de discussão de sua tese de doutorado intitulada “Abordagem de temas em ciências da natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente”. Ainda que não tenha sido feito o registro de vídeo, a memória da reunião lembra que se tratou de uma aula muito importante para os demais membros do grupo.

D) Articular na teoria-prática, forma-conteúdo, da  investigação temática denúncias sobre o racismo e machismo (constitutivo estruturalmente da nossa formação sócio-cultural). Quais são as possibilidades de articulação entre as ideias de “Escrevivência” de Conceição Evaristo e a “Investigação Temática” de Paulo Freire. Em relação a esse desafio a Simone Ribeiro, Educadora da Rede Municipal de Florianópolis, doutoranda do PPGECT e integrante do Prosa, autora juntamente com a professora Patrícia Giraldi (UFSC) do artigo “Escrevivência: um olhar decolonial com recorte de gênero a partir da educação de jovens, adultos e idosos”, nos presenteou com a participação em uma Prosa ocorrida em 12 de setembro sob a coordenação da mestranda Eduarda Boing Pinheiro e do doutorando Rafael Zanin.

PROSA com prof. Simone dos Santos Ribeiro sobre “Inspirações na escrevivência para uma educação antirracista”. Florianópolis: Prosa, 12 de set. de 2022 (87 min. 57 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cSuDimdbi08>.

E) A identificação das falas significativas foi apontada como uma das atividades mais desafiadoras dos processos da IT, porque é muito complexa a definição de algo que seja significativo. A “significância” é relativa. Também foi explicitado que o desafio advém da dificuldade de ouvir o outro. Por que temos dificuldade de ouvir? Quais critérios considero para identificar o que seja uma fala significativa? A identificação das FS se dão já num processo dialético, ou se é a partir das FS que se deflagra um processo dialético, ou é algo simultâneo? Como identificar FS de uma determinada localidade se estamos imersos nessa localidade? Um pouco desse desafio foi abordado com a participação de membros do Circulo de Estudos em Investigação Temática nas disciplina ECT4210000 – Prática Freiriana em Ensino de Ciências na Educação Escolar, dos Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e EDC1446 – Saberes e Fazeres IV da Licenciatura em Educação do Campo da UFSC (EduCampo-UFSC) nos quais abordamos e buscamos vivenciar o processo de identificação das falas inspirados nas oficinas que o Prof. Antônio Fernando Gouvêa da Silva realiza, cujo material é sistematizado no livro “A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Destacamos como trabalhos fundamentais para aprofundar esse desafio além do livro mencionado a tese do Gouvêa, intitulada “A construção do currículo na perspectiva popular crítica das falas significativas às práticas contextualizadas” e o texto “Procurando compreender a fala das classes populares” de Victor Valla sobre a dificuldade de ouvirmos as falas das classes populares. 

F) Qual é a factibilidade de realizar currículos a partir da Investigação Temática (em cada circunstância/escala: sala de aula; escola; rede de ensino)?  Há exemplos da “factibilidade”? Como realizar esse processo diante da conjuntura atual (das políticas de implementação da BNCC/Novo Ensino Médio)? Também dentro desse item foi lembrado a relação com os outros itens, dentre eles: A) Como gerar uma “coesão mínima”/“constituir e cultivar um coletivo de trabalho”? B1) No que o currículo a partir da Investigação Temática Freireana se “diferente” em relação aos demais (frutos de processos distintos)? Como podemos saber se um currículo contempla princípios/critérios de uma educação ético-crítica? B2) Reconhecer a dimensão política em todas as nossas ações (no grupo, no planejamento, na interação com as comunidades etc.). Relação direta com a explicitação das intenções, também com gerar condições para emergir as tensões/contradições.

Em relação à esse desafio/demanda, foi realizado, integrada à oferta da ECT4210000 – Prática Freiriana em Ensino de Ciências na Educação Escolar uma prosa com o professora Geovana Mulinari Stuani sobre sua experiência no processo de reorientação curricular no município de Chapecó objeto de sua dissertação mestrado intitulada “A construção curricular popular crítica no ensino de ciências naturais e suas implicações na prática docente” e da tese de doutorado “Abordagem temática freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de ciências”. A prosa foi pautada pelas dúvidas levantadas com a turma da disciplina. Esse episódio em especial foi organizado pela educadora e mestranda Adriana Goulart Garcia, pelos educadores Daniel Swoboda Murialdo e Maykell Rodrigues Martins como atividade dentro do tópico “Formação permanente e Movimentos de Reorientação Curricular Freireana” A Memória do encontro, incorporada em parte na descrição do vídeo, foi conduzida pela mestranda Letícia Medeiros Larroyd e pelos mestrandos Gabriel Pedro Pederssetti Graciani e Rodrigo Guimarães Soares.

PROSA com Profa. Geovana Mulinari Stuani sobre “A Educação Popular no município de Chapecó”. Florianópolis: Prosa, 17 de nov. de 2022 (66 min. 59 s.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SuekfpbDowk>.

A primeira temporada da série “Prosa sobre Investigação Temática Freireana”, relativa às atividades de 2022 já está disponível no Canal do You Tube do Prosa. 

Diretamente relacionadas com o Ciclo de Estudos em Investigação Temática Freireana tivemos algumas produções acadêmicas submetidas e aprovadas para apresentação no XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, são elas: 

  • Uma reflexão preliminar dessa experiência vivenciada na disciplina de Saberes e Fazeres III acabou se tornando objeto do artigo “Potencialidades da Investigação Temática Freireana no planejamento de ensino comprometido com a materialização dos princípios da Educação do Campo” aceito para o XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências pela equipe docente constituída pelos seguintes membros do Prosa: o professor Elizandro Maurício Brick, o doutorando Lucas Albuquerque, as mestrandas Eduarda Boing Pinheiro e Adriana Goulart Garcia, e o doutorando Rafael Antonio Zanin (IFC)
  • Um aprofundamento sobre critérios ético-críticas em relação à práticas de ensino de ciências que partam da realidade local das comunidades” no trabalho “Educação ético-crítica em Ciências da Natureza: análises de publicações brasileiras sobre práticas no Ensino Médio em contextos da Educação do Campo” parte do trabalho de mestrado da Eduarda Boing Pinheiro orientado pelo prof. Elizandro M. Brick e do projeto de pesquisa “Formação ético-crítica: desafios à transformação da realidade injusta” desenvolvido pelo Prosa-UFSC. 

Também foi formulada e realizada as Oficinas de Estudo da Realidade de Vidal Ramos, também parte do projeto de mestrado da Eduarda Boing Pinheiro. Atividade que integrou o Círculo de Estudos sobre Investigação Temática e o Grupo de Orientação Coletiva – Prosa para vivenciarmos processos da Investigação Temática Freireana em relação à Realidade de Vidal Ramos – SC.  Para mais detalhes da atividade, clique aqui

Para saber mais sobre as atividades já realizadas pelo Ciclo de Estudos em Investigação Temática Freireana acesse as seguintes páginas: