Biblioteca Prosa – Ciclo de Estudos em Investigação Temática Freireana

Instituições e Grupos de Estudo e Pesquisa sobre pensamento de Paulo Freire

Cátedra Paulo Freire (PUC – SP) – https://www.pucsp.br/paulofreire/

Cátedra da Universidade Federal da Integração Latino Americana – https://catedra.unila.edu.br/paulofreire/

Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal do Rio de Janeiro – http://www.eicos.psycho.ufrj.br/anexos/port_paulfr.htm

Cátedra Paulo Freire – Universidade Católica de Santos (Unisantos) – https://www.unisantos.br/

Cátedra Paulo Freire – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) – http://catedrapaulofreire.unimes.br/

Centro Paulo Freire – UFPE
http://www.paulofreire.org.br/

Instituto Paulo Freire
http://www.paulofreire.org/

Acervo Paulo Freire
http://www.acervo.paulofreire.org/

Biblioteca de Paulo Freire
http://www.biblioteca.paulofreire.org

Memorial Mova-Brasil
http://www.memorial.movabrasil.org.br/

Instituto Paulo Freire em Portugal
http://www.ipfp.pt/portal2/

Instituto Paulo Freire na Itália
http://paulofreire.it/

Referências Bibliográficas (referências já estudadas no âmbito do Ciclo)

ALVES, Anaí Helena Basso; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa. Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.8, n.1, p.181-207, maio 2015 ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p181>

BRICK, Elizandro Maurício. Realidade e ensino de ciências. 2017. 399 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PECT0322-T.pdf

DELIZOICOV. D. A Educação em ciências e a perspectiva de Paulo Freire. In: PERNAMBUCO, M. M.; PAIVA, I. A. Práticas Coletivas na Escola.Campinas, SP : Mercado de Letras; Natal, RN: UFRN, 2013. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1XGi01fdjB_P3n-Y4BhaZ8TKFV_yAq0uW/view?usp=sharing>. Acesso em 02 de mar. de 2020.

DELIZOICOV, D. CARTA À PIERA BRIGATTI: UMA EDUCADORA ÉTICO-CRÍTICA. Crítica Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–13, 2020. DOI: 10.22476/revcted.v6.id468. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/468. Acesso em: 22 set. 2022.

DEMARTINI, G. R., & SILVA, A. F. G. da. (2021). Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões a partir da Práxis Autêntica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33743.2021. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u9731002

DUSSEL, E. Ética da libertação: Na idade da globalização e da exclusão. Tradução: Ephraim Ferreira Alves, Jaime A. Clasen, Lúcia M. E. Orth – 4. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. <https://drive.google.com/file/d/1q1O6F9_Df6SSYc09LIC1eZR8zfCxFylp/view?usp=sharing>

FALS BORDA, Orlando. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular.  in: BRANDÃO, C. R. (Org.) Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. <https://drive.google.com/file/d/1LArsLSkY8gXvaHxAd6pq3j82Li2wSPwg/view?usp=sharing>.

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FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. <https://drive.google.com/file/d/12uJ1Oxrme20VDD-aOXuAmfqvO5doa7VL/view?usp=sharing> (Destaque disciplinas Fundamentos Epistemológicos – pp. 30-46 –  Justificativa da pedagogia do oprimido).

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FREIRE, P. Educação na Cidade. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. <https://drive.google.com/file/d/1xfWe1aTsNqE4CZpTJNCK74_KlZbMIV5k/view?usp=drive_link>

FREIRE,P. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. in: BRANDÃO, C. R. (Org.) Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. <https://drive.google.com/file/d/17XOvYTaXz7XQi1mruOcwXatthPZamjQr/view?usp=sharing>

KOSIK, K. Dialética do Concreto.  7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. <https://drive.google.com/file/d/1a4vAdDHvgP6pO9YGptJjAnKpdBO8w4vc/view?usp=sharing> (Destaque disciplinas Fundamentos Epistemológicos – 217-227 – A “práxis”)

HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel. Abordagem de temas em ciências da natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente. 2014. 373 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PECT0217-T.pdf.

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Resenha: COSTA, M. F. (2021). Resenha da obra: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, de bell hooks. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 949–957. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1182

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MOLINA, M. C. (Org.) Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014. (Série NEAD Debate; 23). Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2022/11/MOLINA-Org-2014.pdf>. 

MOLINA, M. C. (Org.) Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Volume 2. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: <https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/190>. Ou em< http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2022/11/MOLINA-Org-2017.pdf>.

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SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese (Doutorado em Currículo). PUC, Programa de Pós Graduação em Educação-Currículo, São Paulo, 2004. Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2023/01/SILVA2004-com-anexos.pdf>.

STUANI, Geovana Mulinari. Abordagem temática freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de ciências. 2016. 465 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PECT0295-T.pdf.

STUANI, Geovana Mulinari. A Construção curricular popular crítica no ensino de ciências naturais e suas implicações na prática docente. 194 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PECT0128-D.pdf.

PINTO, Alvaro Vieira. Teoria da Cultura. PINTO, Alvaro Vieira. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020 [1969]. disponível em: <https://drive.google.com/file/d/11sKSZIT2m7l9e6wWdRH2gtxbXEDVAQOl/view?usp=sharing> (pp. 126-143)

RIBEIRO, Simone dos Santos; Giraldi, Patrícia. Escrevivência: um olhar decolonial com recorte de gênero a partir da educação de jovens, adultos e idosos.  CADERNOS CIMEAC, v. 11, p. 139-162, 2021. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/5273/5417>

VALLA, V. V. Procurando compreender a fala das classes populares. In: VALLA, V. V. (org.) Saúde e educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. Disponível em: <http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2023/01/VALLA-in-SILVA-2007.pdf>.