Projeto PLAF-MEC (2017-2020)

Projeto Plataforma de Formação Continuada do MEC  –  2017 a 2020

O projeto Plataforma de Formação Continuada do MEC (PLAF) foi desenvolvido  entre 2017 e 2020, por uma ampla equipe, em sua maioria ligada ao Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias Ético Crítica (Prosa), ao Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC), ambos ligados ao Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Constituiu, até o final do projeto, a equipe de gestão composta pelo professor Elizandro Maurício Brick na coordenação geral, o professor Juliano Camillo na vice coordenação, Guilherme Chiappa na supervisão geral, Fernanda Stoeberl na supervisão da equipe de Pesquisa,  Matheus Cardoso da Cunha  na supervisão da equipe de Redatoria, Erick Kallel Peixer Carraro na supervisão da equipe de Design Gráfico, Ana Paula Gorri na supervisão da equipe de Design Educacional, Francisco Fernandes Soares Neto na supervisão da equipe de programação e desenvolvimento, Giuliano Vieira Benedet na supervisão da equipe de ilustração, Homero Farias na gestão administrativa-financeira, Larissa Malu dos Santos na gestão da equipe de Revisão Textual. É possível acessar aqui informações sobre todas as instituições e pessoas que trabalharam no projeto. 

Os principais objetivos para os quais a PLAF foi desenvolvida são: se constituir como um ambiente de formação continuada composto por um repositório aberto de materiais pedagógicos digitais em diferentes linguagens (vídeos, textos em meio digital, apresentações, áudios e dados socioeducativos); ser uma ferramenta que possibilite a busca de conteúdos e formações (por tipo, tópico, eixo, disciplina, problemas, entre outros); e atuar como ferramenta de gestão da autoaprendizagem e acompanhamento global dos processos de autoaprendizagem dos usuários. 

Nesse sentido, a PLAF é um repositório aberto de materiais pedagógicos digitais, destinado aos profissionais da Educação Básica de todo Brasil. Gestores, educadores, conselheiros municipais, conselheiros escolares e toda a comunidade escolar podem acessar as formações que podem ocorrer em diferentes formatos: on-line, presencial ou híbrida; de forma autônoma ou mediada.  Além do repositório de conteúdo autoformativo aberto, a plataforma conta com  sistemas de busca, recomendação de conteúdos pedagógicos e emissão de declarações de conclusão de percursos autoformativos; entre outros. Por meio da Plataforma, gestores, educadores, conselheiros municipais, conselheiros escolares e toda a comunidade escolar tem acesso à informações sobre formações ofertadas próximo a cada profissional da educação. Além disso, pode acessar formações a distância, que podem ser feitas quando, onde e pelo período que o profissional da educação desejar, a partir de um ambiente planejado, com ferramentas para gestão dos próprios processos de aprendizagem e com materiais que visam dialogar com os seus desafios e necessidades práticas. 

A Plataforma tem como potenciais beneficiários diretos todos os profissionais da educação, sendo uma ferramenta potente para contribuir com as demandas por formação continuada e, consequentemente, auxiliar na garantia do acesso à educação escolar de qualidade para a população brasileira.

 

Produtos

Plataforma de Formação Continuada do MEC (PLAF)  – versão 1 (hoje temos uma versão já atualizada, vide informações sobre Projeto REDA-PLAF)

Compõe a plataforma:
● Repositório de conteúdo autoformativo aberto;
● Sistema de busca;
● Área imersiva para aprendentes (Área do usuário);
● Sistema de recomendação de conteúdos pedagógicos;
● Sistema de gestão de conteúdos e monitoramento de
usos e usuários da Plataforma de Formação (Área administrativa);
● Sistema de integração, gestão e apresentação didática de dados sócio-educativos (Área Dados Socioeducacionais);
● Sistema de emissão de declarações de conclusão de percursos autoformativos.

Documentação Técnica

● Proposta pedagógica para a Plataforma de Formação e sua respectiva arquitetura pedagógica;
● Proposta de critérios pedagógicos para a emissão de declarações de conclusão de percursos autoformativos na Plataforma de Formação;
● Proposta de abordagem didática e técnica para dados sócio-educativos
● Proposta e especificação do modelo pedagógico dos materiais de formação e dos requisitos tecnológicos para a sua integração à Plataforma de Formação.

Trilhas formativas (15 trilhas totalizando 504 horas de formação)

As trilhas são compostas por materiais formativos e/ou de consulta articulados com objetivos pedagógicos específicos. São organizadas pelas Instituições parceiras da Plataforma de Formação e disponibilizadas de forma on-line e gratuita. Quando o estudo de uma trilha é finalizado, existe a possibilidade de se gerar uma declaração de conclusão da trilha.

Trilha Desinteresse Escolar
O papel dos diversos agentes da comunidade escolar frente ao desinteresse. Outras perspectivas para além da responsabilização única dos estudantes.
10 materiais – 40h

Trilha Conselhos Escolares e Gestão Escolar
O conselho escolar é uma conquista, fundamentada no processo de redemocratização, que oportuniza espaços plurais de participação. O Conselho é o lócus da gestão democrática.
10 materiais – 36h

Trilha Gestão da Rede, Práticas Pedagógicas e Liderança
Os conhecimentos e habilidades que contribuem para gestores e técnicos da Secretaria se reconheçam no papel político de transformação social nas diversas atribuições que exercem.
9 materiais – 36h

Trilha Administração dos Recursos Financeiros da Rede de Ensino
É fundamental compreender como transitar por este universo para não paralisar diante da complexidade financeira, e poder contribuir para qualificar a educação oferecida pela rede.
10 materiais – 40h

Trilha Principais Marcos Legais – Rede de Ensino
Perceber que o papel dos DMEs não se restringe à mera aplicação das Leis e que os processos de discussão e de viabilização destas políticas são exercícios democráticos.
7 materiais – 28h

Trilha Conselhos Municipais de Educação
Compreender as múltiplas funções possíveis dos Conselhos Municipais de Educação e a melhoria da qualidade do ensino.
8 materiais – 32h

Trilha Planejamento Estratégico e Gestão Escolar
Construir um planejamento estratégico exequível na escola, articulado com a política educacional da rede, tendo em vista a sua importância para a melhoria da qualidade da educação.
7 materiais – 28h

Trilha Avaliação e Gestão Escolar
A avaliação, em suas distintas dimensões (avaliação em sala de aula, institucional, para o desempenho profissional), tem como objetivo a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
7 materiais – 28h

Trilha Liderança e Gestão Escolar
A construção de uma gestão eficiente e democrática pressupõe contínua autoavaliação, ampliação dos espaços de tomada de decisão, construção coletiva do PPP e escuta da comunidade.
8 materiais – 32h

Trilha Políticas Públicas e Gestão Escolar
O conselho escolar é uma conquista, fundamentada no processo de redemocratização, que oportuniza espaços plurais de participação. O Conselho é o lócus da gestão democrática.
12 materiais – 48h

Trilha Gestão de Recursos e Gestão Escolar
A construção de uma gestão de recursos democrática nas escolas, demanda diálogo e transparência, assim como estar em dia com os sistemas de prestação de contas vigentes.
7 materiais – 28h

Trilha Fundamentos Legais e a Gestão Escolar
Compreender a partir do que são políticas públicas e suas diversas manifestações as estruturas que consolidam direitos e deveres no campo da Educação
8 materiais – 32h

Trilha Planejamento Político Pedagógico e Currículo
Planejar, avaliar e reformular o planejamento é importante e contribui na hora de lidar com coisas mais urgentes que precisam ser resolvidas.
9 materiais – 36h

Trilha Gestão Democrática
É importante trabalhar a conscientização cidadã e a inclusão, considerando a função social da escola e as diferentes culturas familiares.
7 materiais – 28h

Trilha Cultura de Paz e Rede de Proteção
Os gestores como agente que promove condições e propõe diálogos que fomentem valores que permeiam a construção de uma cultura de paz junto à comunidade escolar.
7 materiais – 28h

Notas Técnicas

A página Dados Socioeducacionais apresenta um panorama da Educação Básica a partir de pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Esses dados são fundamentais para auxiliar na compreensão dos fenômenos da educação e servem como subsídio para o planejamento de políticas públicas e o fortalecimento de ações dos atores sociais envolvidos com a temática da educação. Por meio das Notas Técnicas, o aprendente pode aprofundar seu entendimento sobre as potencialidades dos dados socioeducacionais.

Nota Técnica 1 – Taxa de distorção idade-série na Educação Básica
A Nota apresenta o conceito de distorção idade-série, o método de construção da taxa e indica sua relação com os demais indicadores educacionais. [LINK] Acesse [LINK]

Nota Técnica 2 – Características da Educação Básica nos últimos anos
A Nota analisa dados do Censo Escolar nos últimos anos, com o intuito de exemplificar possíveis formas de observação de fenômenos como baixa frequência e evasão escolar. [LINK] Acesse [LINK]

Nota Técnica 3 – Formação Docente no Brasil
A Nota apresenta uma caracterização dos docentes quanto à formação para o trabalho a partir de dados do Censo Escolar e dos indicadores relacionados ao tema. [LINK] Acesse [LINK]

Nota Técnica 4 – O que o Censo tem a ver com sua escola?
A Nota apresenta aspectos metodológicos do Censo Escolar visando ampliar o conhecimento sobre a pesquisa e suas possibilidades para embasar diagnósticos e ações nas escolas. [LINK] Acesse [LINK]

Nota Técnica 5 – Como se mensura a qualidade da educação básica? – o papel do Ideb
A Nota apresenta o conceito de indicador, formas de construção e objetivos, e as especificidades verificadas no Ideb, incentivando sua articulação com outros indicadores do Inep. [LINK] Acesse [LINK]

Nota Técnica 6 – Ampliando o olhar sobre os dados educacionais: os indicadores [LINK] Acesse [LINK]

Nota Técnica 7 – O Saeb como indicador da qualidade da educação
A Nota apresenta o SAEB, abordando a implementação do sistema, seu papel na política educacional e sua relação no contexto internacional, metodologia, além de possibilidades/limites. [LINK] Acesse [LINK]