Integrantes da equipe Prosa participam da semana de formação dos docentes na escola EEB Coronel Antônio Lehmkuhl, de Águas Mornas (SC)

15/03/2024 09:48

No dia 08 de fevereiro de 2024, nossa equipe esteve presente na semana de formação dos docentes da Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl, em Águas Mornas (SC), para realizar uma ação do projeto Desinteresse escolar como um desafio à docência. Esse projeto faz parte da Caravana Prosa, movimento do Núcleo Prosa que reúne diversas ações realizadas ao longo dos anos em escolas do interior de Santa Catarina, que busca conhecer e acompanhar de perto as diversas realidades dos profissionais da educação.

No encontro, o professor Elizandro Maurício Brick (departamento de Metodologia de Ensino  – UFSC) e a professora Cristiane Dall Cortivo Lebler (departamento de Letras Português – UFSC) ministraram uma oficina dividida em duas partes, que ocorreram no período da manhã e da tarde. Além dos professores, estavam presentes também Felipe Ramos Lima (doutorando em Educação Científica e Tecnológica – UFSC), Rodrigo Antônio Toso (graduando em Psicologia – UFSC) e Guilherme Chiappa (mestre em Sociologia Política – UFSC), integrantes dos coletivos de criação, pesquisa e formação, respectivamente, do Núcleo Prosa.

Durante a oficina, os docentes da EEBCAL e a equipe Prosa conversaram sobre as particularidades e semelhanças na forma em que o tema se manifesta na escola. A partir disso, gerou-se um quadro de características que serviu como base para a elaboração de uma síntese concisa da visão do grupo sobre essa questão.

A ação continua durante o primeiro semestre de 2024 e se estenderá até junho. Nesse momento, os professores terão acesso a um conjunto de recursos educacionais digitais abertos, que foram desenvolvidos pelo Prosa e que serão disponibilizados na plataforma Moodle. Esses recursos serão selecionados de acordo com as demandas do grupo. Quando encerrar essa etapa, ocorrerá um novo encontro e será feito uma avaliação dos recursos educacionais.