Projeto REDA-PLAF (2019-2021)

Projeto Recursos Educacionais Digitais Autoformativos para Formação de Profissionais da Educação na Plataforma de Formação do MEC (REDA-PLAF) – 2019 a 2021

O projeto REDA PLAF foi desenvolvido entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021 por uma ampla equipe, em sua maioria ligada ao Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias Ético Crítica (Prosa), ao Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC), ambos ligados ao Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Constituiu a equipe de gestão o professor Elizandro Maurício Brick na coordenação geral, o Guilherme Chiappa na supervisão geral, a Fernanda Stoeberl, o Matheus Cardoso da Cunha  e a Lara Souza Benedet na gestão da frente de produção de REDA, o Francisco Fernandes Soares Neto na gestão da equipe de desenvolvimento, o Homero Farias na gestão financeira, a Maria Eduarda dos Santos Teixeira na secretaria, a Pamela Angst, a Thaís Camata e a Lara Benedet na gestão da equipe de Design Gráfico, o Diego Rodrigues Lopes na gestão da equipe de Revisão Textual, o Rodrigo Antonio de Mattos Toso na gestão da equipe de Pesquisa, e a Thamires de Lazzari dos Santos na gestão da Equipe de Design Educacional. É possível acessar aqui informações sobre todas as pessoas e instituições envolvidas. 

No âmbito do projeto foram desenvolvidos 81 Recursos Educacionais Digitais Autoformativos totalizando 207 horas de formação para profissionais da educação, indexados na Plataforma de Formação Continuada do MEC (PLAF), que teve aprimoramentos implementados no decorrer do projeto. Também foi dado suporte à hospedagem da PLAF no período de vigência do projeto, além do desenvolvimento de sua versão para dispositivos móveis IOs e Android. A seguir você pode ter acesso a mais informações sobre esses produtos, todos licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional ou equivalente.

 

Plataforma de Formação Continuada aprimorada

Plataforma de Formação Continuada do MEC (PLAF) aprimorada a partir do requisitos levantados: 

Hoje a plataforma se encontra hospedada provisoriamente nos servidores da UFSC, podendo ser acessada pela seguinte url: http://plataformadeformacao.lantec.ufsc.br/.

Documento técnico com requisitos para aprimoramento da PLAF levantados no período de vigência do projeto:

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Documento Técnico de Melhorias da Versão Web da Plataforma de Formação – MEC. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2022/05/Documento-técnico-de-melhorias-da-versão-Web.pdf

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Aplicativo da PLAF voltado a dispositivos móveis IOS e Android

App da PLAF para dispositivos IOS (em processo de disponibilização pela SEB-MEC)
App da PLAF para dispositivos Android (em processo de disponibilização pela SEB-MEC)

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Documentos técnicos complementares aos documentos já desenvolvidos (e agora atualizados) no Projeto “Portal de Formação Continuada do Ministério da Educação”

Documentos Técnicos:

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Documento técnico do Aplicativo móvel da Plataforma de Formação – MEC. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2022/05/Documento-técnico-do-Aplicativo-móvel.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Documento Técnico de Melhorias da Versão Web da Plataforma de Formação – MEC. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2022/05/Documento-técnico-de-melhorias-da-versão-Web.pdf .

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Documento Técnico contendo Plano de Sustentabilidade da Plataforma de Formação – MEC. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://prosa.paginas.ufsc.br/files/2022/05/Documento-Técnico-contendo-Plano-de-Sustentabilidade.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia para elaboração de materiais e trilhas autoformativos. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://sgmd.lantec.ufsc.br/content/guia-parceiros-plaf/guia-parceiros/inicio.html

 

Recursos Educacionais Digitais Autoformativos (REDA) e Trilhas Autoformativas

Trilhas novas

Trilha Formação Docente para a Educação de Jovens e Adultos, com 40h, composta por 10 REDA com carga horária entre 4h cada.
Trilha Liderança em Escolas, com 43h, composta por 14 REDA com carga horária entre 2h e 4h cada.

Recursos Educacionais Digitais Autoformativos (REDA) para compor novas Trilhas

REDAS avulsos, que abordam diversos assuntos articulados aos eixos “tecnologias, formação e contextos comunitários” passíveis de compor novas trilhas. É possível acessar cada um dos materiais navegando na rede temática abaixo: