Ciclo de Estudos Ambiente e Educação – 2025/2
O Ciclo de Estudos em Ambiente e Educação é uma atividade que articula pessoas e projetos de pesquisa-ensino-extensão que tem como interesse práticas educativas e estudos articulados com temas ambientais contemporâneos de interesse cultural, social e educacional. Suas atividades acontecem uma vez por mês, conforme cronograma abaixo.
Temas de interesse do ciclo em 2025/2:
- Interdisciplinaridade na Educação Ambiental
- Materiais didáticos: ajudam a formar atitudes mais conscientes sobre o meio ambiente?
- Processos formativos em Educação Ambiental
- Epistemologias possíveis na intersecção entre educação e meio ambiente. Educação na/com a natureza; pedagogia sustentável; educação ambiental; educação ambiental crítica etc.
- A natureza na educação do campo, educação escolar indígena/diferenciada e na educação quilombola.
- Racismo ambiental, justiça ambiental e justiça climática.
- Atual contexto da educação ambiental no município de Florianópolis. Ex: atuais órgãos municipais responsáveis, recursos públicos destinados a eles, projetos federais, estaduais e municipais na ilha, iniciativas privadas e comunitárias etc.
- Educação e meio ambiente na UFSC. Sugestão: convidar os diversos núcleos e projetos de pesquisa e extensão que abordem educação e meio ambiente na UFSC para um debate coletivo.
- Intersecções entre educação ambiental e educação das relações étnico-raciais (ERER)
Contato: prosa.ced@contato.ufsc.br
Quando? | O que? |
Agosto
Quarta, 27/08, 13h30mim-15h |
Texto 1: LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23–40, jan.–mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2025.
Texto 2: ANDRADE, Daniel Fonseca de. Conservacionista, pragmática, crítica, pós-crítica e decolonial: itinerários epistêmicos da educação ambiental pelas dimensões do pensamento. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 30, e24047, 2024. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132024000100245&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2025. https://doi.org/10.1590/1516-731320240047. Texto 3: ENVIRONMENTAL EDUCATION IN BRAZIL. In: Oxford Bibliographies in Education. [S.l.], 2024. Disponível em: https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780199756810/obo-9780199756810-0311.xml. Acesso em: 15 ago. 2025. doi: 10.1093/obo/9780199756810-0311. |
Setembro Sexta, 24/09, 13h10 min. -15h | Texto 1: TUCK, Eve; YANG, K. Wayne. Decolonization is not a metaphor. Decolonization: Indigeneity, Education & Society, v. 1, n. 1, p. 1–40, 2012
Texto 2: ANDRADE, Daniel Fonseca de. Decolonialidade, biocentrismo e educação ambiental. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 49, e133170, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DJTkw9vxtTYBf7p6HMpBF3w/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 set. 2025. Texto 3: FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, v. 10, p. 58–78, jan./abr. 1999. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n10/n10a05.pdf. Acesso em: 5 set. 2025. |
Outubro
Quarta, 29/10, 13h30mim-15h |
Texto 1:
Texto 2: Texto 3: |
Novembro
Sexta, 21/11, 9h-10h30mim. |
Texto 1:
Texto 2: Texto 3: |
Dezembro
a confirmar |