FÉministas: podcast do Portal Catarinas aborda teologias negra, feminista e queer

Em parceria com Prosa e Rede de Mulheres Negras Evangélicas, terceira temporada do Narrando Utopias reúne fé, espiritualidade e feminismos 

O movimento feminista evangélico tem ser articulado cada vez mais pela contrução de uma nova agenda política em defesa dos direitos humanos e da justiça social. Pensando em valorizar a trajetória dessas mulheres, o Portal Catarinas, em parceria com o Prosa (UFSC), lançou em setembro de 2022 “FÉministas: evangélicas por um futuro democrático e amoroso”, a terceira temporada do podcast Narrando Utopias

A produção aborda em três episódios as teologias negra, feminista e queer, a partir das experiências de fé de seis mulheres negras, evangélicas e feministas. Foram entrevistadas a reverenda Alexya Salvador, a teóloga Lilian Conceição, a pastora Fabíola Oliveira, as evangélicas Elis Lages, Anicely Santos e Simony dos Anjos, todas integrantes da Rede de Mulheres Negras Evangélicas, também responsável pela consultoria da temporada. 

Participam ainda a reverenda Ana Ester, a pastora Odja Barros e Jamile Godoy, da Católicas pelo Direito de Decidir. No quadro “Revendo as Escrituras”, pensado especialmente para esta temporada, elas compartilham outras interpretações sobre trechos bíblicos que costumam ser compartilhados pelo viés do machismo, da homofobia e do racismo.

No primeiro episódio, as entrevistadas falam sobre ancestralidade, pertencimento e “enegrecer o sagrado” através dos caminhos abertos pela teologia negra. O segundo episódio apresenta mais uma possibilidade de interpretação da Bíblia a partir da perspectiva das mulheres. Teologia feminista: remover pedras e plantar flores traz nomes que foram fundamentais para a concepção desse campo de estudo bíblico. 

E no terceiro e último episódio da série, o assunto é a teologia elaborada a partir das experiências de vida de pessoas LGBTQIA+ cristãs. Em Teologia queer: construir caminhos para vida a reverenda Alexya Salvador e o casal de evangélicas Elis Lages e Anicely Santos compartilham seus processos de descoberta da própria identidade e sexualidade, a relação com a igreja e as interpretações da Bíblia que aprenderam a fazer, livres de visões condenatórias. 

Os três episódios estão disponíveis no Spotify e também no Youtube do Catarinas com audiodescrição. 

A temporada faz parte do projeto Narremos a Utopia, uma iniciativa do Inspiratorio.org para imaginar futuros feministas, interseccionais e inspiradores.