Projeto – Desinteresse escolar como um desafios à docência
Desinteresse escolar como um desafios à docência. É um projeto fruto de uma parceria entre a Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl e o Prosa-UFSC para o período de fevereiro de 2024 a julho de 2024.
Equipe UFSC que integra o projeto:
- Cristiane Dall Cortivo (professora coordenadora institucional do projeto e do Coletivo de Formação do Prosa)
- Elizandro Maurício Brick (professor coordenador do Coletivo de Criação Prosa)
- Marcelo Gulles Borges (professor coordenador do Coletivo de Pesquisa Prosa)
- Guilherme Chiappa (Coletivo de Formação do Prosa)
- Laura Alves Sebastião(Coletivo de Formação do Prosa)
- Lara Souza Benedet (Coletivo de Criação Prosa)
- Felipe Ramos Lima (Coletivo de Criação Prosa)
- Rodrigo Antonio de Mattos Toso (Coletivo de Pesquisa Prosa)
- Melina Maria Martins da Silva (Coletivo de Pesquisa Prosa)
Equipe da Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl que integra o projeto:
- Bruno Soares (Diretor)
- Jane Bauer (Professora de Matemática)
- (demais integrantes em processo de confirmação da participação).
O principal objetivo deste projeto consiste em articular ações de formação, pesquisa e extensão entre Escola e Universidade, por meio do Prosa – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica. Especificamente, será dado continuidade à Caravana Prosa realizada em 2023 em Águas Mornas, na qual foi identificado o desinteresse escolar como um dos desafios recorrentes. Nesta ocasião, se buscará a promoção de rodas de conversa, como momentos de escuta com os professores e com a direção sobre dificuldades cotidianas relacionadas ao desinteresse. Ao longo do projeto também serão realizadas sistematizações e estudos do conteúdo das conversas realizadas; proposta de formação por meio de recursos educacionais digitais disponíveis em plataforma virtual; avaliação e autoavaliação dos materiais e do processo formativo; devolutivas à escola sobre a interação, buscando fortalecer a colaboração entre Universidade e Escola.
São objetivos do projeto:
- promoção de situações troca autêntica com os professores e gestores escolares sobre alguns dos seus desafios e dificuldades cotidianas
- aprofundar e sistematizar da compreensão coletiva sobre desinteresse escolar
- identificar potencialidades e limites dos REAs sobre os desafios e dificuldades cotidianas identificadas com a escola
- identificar novos desafios e novas práticas pedagógicas inspiradoras.
Serão promovidas situações de formação sobre desafios levantados pela Escola ao mesmo tempo em que promoveremos situações em que os professores e gestores farão avaliação crítica de Recursos Educacionais Abertos (REA) sobre os mesmos desafios. Esse processo ocorrerá de forma híbrida, com momentos presenciais e remotos que serão estruturados com base nos três momentos pedagógicos, a saber: problematização inicial; organização do conhecimento e plano de ação.
Mais informações sobre o andamento do projeto serão divulgadas nessa página em breve.
Para saber mais contate a coordenadora do projeto, professora Cristiane Dall Cortivo: <cristiane.dall@ufsc.br>.