Projeto – Desinteresse escolar como um desafios à docência

Desinteresse escolar como um desafios à docência.  É um projeto fruto de uma parceria entre a Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl e o Prosa-UFSC para o período de fevereiro de 2024 a julho de 2024.

Equipe UFSC que integra o projeto:

• Cristiane Dall Cortivo (professora coordenadora institucional do projeto e do Coletivo de Formação do Prosa)
  • Elizandro Maurício Brick (professor coordenador do Coletivo de Criação Prosa)
  • Marcelo Gulles Borges (professor coordenador do Coletivo de Pesquisa Prosa)
  • Guilherme Chiappa (Coletivo de Formação do Prosa)
  • Laura Alves Sebastião(Coletivo de Formação do Prosa)
  • Lara Souza Benedet (Coletivo de Criação Prosa)
  • Felipe Ramos Lima (Coletivo de Criação Prosa)
  • Rodrigo Antonio de Mattos Toso (Coletivo de Pesquisa Prosa)
  • Melina Maria Martins da Silva (Coletivo de Pesquisa Prosa)

Equipe da Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl que integra o projeto:

• Bruno Soares (Diretor)
  • Jane Bauer (Professora de Matemática)
  • (demais integrantes em processo de confirmação da participação).

O principal objetivo deste projeto consiste em articular ações de formação, pesquisa e extensão entre Escola e Universidade, por meio do Prosa – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Tecnologia Ético-Crítica. Especificamente, será dado continuidade à Caravana Prosa realizada em 2023 em Águas Mornas, na qual foi identificado o desinteresse escolar como um dos desafios recorrentes. Nesta ocasião, se buscará a promoção de rodas de conversa, como momentos de escuta com os professores e com a direção sobre dificuldades cotidianas relacionadas ao desinteresse. Ao longo do projeto também serão realizadas sistematizações e estudos do conteúdo das conversas realizadas; proposta de formação por meio de recursos educacionais digitais disponíveis em plataforma virtual; avaliação e autoavaliação dos materiais e do processo formativo; devolutivas à escola sobre a interação, buscando fortalecer a colaboração entre Universidade e Escola.

São objetivos do projeto:

• promoção de situações troca autêntica com os professores e gestores escolares sobre alguns dos seus desafios e dificuldades cotidianas
  • aprofundar e sistematizar da compreensão coletiva sobre desinteresse escolar
  • identificar potencialidades e limites dos REAs sobre os desafios e dificuldades cotidianas identificadas com a escola
  • identificar novos desafios e novas práticas pedagógicas inspiradoras.

Serão promovidas situações de formação sobre desafios levantados pela Escola ao mesmo tempo em que promoveremos situações em que os professores e gestores farão avaliação crítica de Recursos Educacionais Abertos (REA) sobre os mesmos desafios. Esse processo ocorrerá de forma híbrida, com momentos presenciais e remotos que serão estruturados com base nos três momentos pedagógicos, a saber: problematização inicial; organização do conhecimento e plano de ação.

Mais informações sobre o andamento do projeto serão divulgadas nessa página em breve.

Para saber mais contate a coordenadora do projeto, professora Cristiane Dall Cortivo: <cristiane.dall@ufsc.br>.