Prosa lança podcast em parceria com Portal Catarinas

10/04/2022 21:07

Ilustração e identidade visual: Maria Augusta Scopel Bohner. Descrição da Imagem: Fotomontagem com fundo na cor azul e sistema de escrita braille. Os rostos de quatro mulheres com deficiência estão dispostos em uma composição, sendo uma mulher negra e três mulheres brancas. Símbolos de acessibilidades estão ao redor do rosto delas: símbolo para quem tem baixa visão, para cadeirantes e símbolo internacional de acessibilidade. Também há o símbolo do feminismo e uma rosa na composição. Na parte de baixo da imagem está escrito: Tornar-se uma mulher com deficiência. Cuidar do Futuro. Episódio 1.

Está no ar o primeiro episódio do Cuidar do Futuro, nova temporada do podcast Narrando Utopias. A série de cinco episódios traz as histórias de quatro mulheres com deficiência de diferentes lugares do Brasil, engajadas politicamente. Elas constroem no presente o futuro que sonham, onde o cuidado seja uma questão de justiça e ética.

📌 Para ouvir o episódio de hoje, clique abaixo:

No primeiro episódio, Tornar-se mulher com deficiência, Mariana Rosa, Fernanda Vicari e Vitória Bernardes contam um pouco sobre como a deficiência passou a fazer parte da vida e da identidade delas. Além de levantarem reflexões sobre o que é a deficiência em si

“A deficiência ela não está no corpo da pessoa. O corpo é o que é. A deficiência está no encontro deste corpo com um mundo que está todo construído e orientado para uma determinada norma do que é ser um corpo, do que é ter um corpo”, explica Mariana.

As entrevistadas apontam ainda como as narrativas capacitistas podem dificultar o tornar-se uma pessoa com deficiência. O episódio conta também com audiodescrição que pode ser acessada abaixo:

O podcast é uma iniciativa de Puentes para imaginar um futuro feminista, interseccional e inspirador. A realização é do Portal Catarinas em parceria com o Prosa, grupo de pesquisa da UFSC, com consultoria do Coletivo Feminista Helen Keller.

Para mais detalhes sobre a nova temporada do Podcast acesse a notícia no Portal Catarinas.